Viação Jóia

Serviços

Transporte Rodoviário Viação Jóia

A Viação Jóia atua no Paraná e em São Paulo com linhas rodoviárias intermunicipais e interestaduais de passageiros.

Com mais de cem pontos de vendas localizados nos terminais rodoviários e em grandes centros oferecendo benefícios para seus clientes como: diversidade de horários, facilidade para a compra de passagens pela internet, sala de Atendimento ao Cliente* em São Paulo, entre outras.??

 * O serviço de Sala de Atendimento ao Cliente encontra-se indisponível, por motivos de reforma, ampliação e modernização das instalações do ambiente.

Mais Informações

Dúvidas Frequentes

  •  Direitos e Deveres dos Usuários

    Dos Direitos e Deveres dos Usuários dos Serviços de Transportes de Passageiros, de conformidade com a Agência Nacional dos Transportes Terrestres:
    São direitos e obrigações do usuário:

    • I – receber serviço adequado;
    • II – receber da ANTT e da transportadora as informações para defesa de interesses individuais ou coletivos;
    • III – obter e utilizar o serviço com liberdade de escolha;
    • IV – levar ao conhecimento do órgão de fiscalização as irregularidades de que tenha conhecimento, referentes ao serviço delegado;
    • V – zelar pela conservação dos bens e equipamentos por meio dos quais lhes são prestados os serviços;
    • VI – ser transportado com pontualidade, segurança, higiene e conforto, do início ao término da viagem;
    • VII – ter garantida sua poltrona no ônibus, nas condições especificadas no bilhete de passagem;
    • VIII – ser atendido com urbanidade pelos prepostos da transportadora e pelos agentes de fiscalização;
    • IX – ser auxiliado no embarque e desembarque, em se tratando de crianças, pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção;
    • X- receber da transportadora as informações acerca das características dos serviços, tais como horários, tempo de viagem, localidades atendidas, preço de passagem outras relacionadas com os serviços;
    • XI – transportar, gratuitamente, bagagem no bagageiro observada os limites de peso total de trinta quilogramas, de volume máximo de trezentos decímetros cúbicos e de maior dimensão de um metro, bem como volume no porta-embrulho limitado a cinco quilogramas e dimensões compatíveis;
    • XII – receber os comprovantes dos volumes transportados no bagageiro;
    • XIII – ser indenizado por extravio ou dano da bagagem transportada no bagageiro;
    • XIV – receber a diferença do preço da passagem, quando a viagem se faça, total ou parcialmente, em ônibus de características inferiores às daquele contratado;
    • XV – receber, a expensas da transportadora, enquanto perdurar a situação, alimentação e pousada, nos casos de venda de mais de um bilhete de passagem para a mesma poltrona, ou interrupção ou retardamento da viagem, quando tais fatos forem imputados à transportadora;
    • XVI – receber da transportadora, em caso de acidente, imediata e adequada assistência;
    • XVII – Crianças com até 06 anos completos de idade, não pagam passagem, estando com um adulto/ responsável pagante. Menores de 18 anos não viajam desacompanhados, exceto com autorização por escrito dos responsáveis legal.
    • Verificar, condições regionais para esta regra. Consultar qualquer colaborador Viação Jóia para maiores esclarecimentos.
    • XVIII – efetuar a compra de passagem com data de utilização em aberto, sujeita a reajuste de preço se não utilizada dentro de um ano da data da emissão;
    • XIX – receber a importância paga, no caso de desistência da viagem, hipótese em que o transportador terá o direito de reter até cinco por cento da importância a ser restituída ao passageiro, ou revalidar o bilhete de passagem para outro dia ou horário, desde que, em ambos os casos, se manifeste com antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida;
    • XX- estar garantido pelo Seguro de Responsabilidade Civil contratado pela transportadora, sem prejuízo da cobertura do seguro obrigatório de danos pessoais (DPVAT).

    O usuário terá recusado o embarque ou determinado seu desembarque, quando:

    • I – não se identificar quando exigido;
    • II – em estado de embriaguez;
    • III – portar arma, sem autorização da autoridade competente;
    • IV – transportar ou pretender embarcar produtos considerados perigosos pela legislação específica;
    • V – transportar ou pretender embarcar consigo animais domésticos ou silvestres, sem o devido acondicionamento ou em desacordo com disposições legais ou regulamentares;
    • VI – pretender embarcar objeto de dimensões e acondicionamento incompatíveis com o porta-embrulho;
    • VII – comprometer a segurança, o conforto ou a tranquilidade dos demais passageiros;
    • VIII – fizer uso de aparelho sonoro, depois de advertido pela tripulação do ônibus;
    • IX – demonstrar incontinência no comportamento;
    • X – recusar-se ao pagamento da tarifa;
    • XI – fizer uso de produtos fumígenos no interior do ônibus, em desacordo com a legislação pertinente.
  •  Bagagem

    O preço da passagem abrange, a título de franquia, o transporte obrigatório e gratuito de volumes no bagageiro e no porta-embrulhos, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensão:
    1- No porta-embrulhos 05 (cinco) quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao mesmo, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança dos passageiros.
    2- No bagageiro no máximo 30 (trinta) quilos de peso total, não ultrapassando 300 (trezentos) decímetros cúbicos e 1,00 (um) metro na maior dimensão de cada volume. Excedida a franquia acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagem.
    3- É proibido o transporte de materiais considerados perigosos, tais como explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos, etc.
    4- Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna contendo seus dados pessoais, possibilitando maior agilidade em eventual extravio ou esquecimento.
    5- A empresa não se responsabiliza pelos objetos dos passageiros no interior dos ônibus.
    Nos pontos de parada pedimos atenção especial. No desembarque, não esqueça seus pertences.
    No caso de dano ou extravio da bagagem no bagageiro, o cliente deverá comunicar imediatamente a Empresa logo em seguida ao seu desembarque, preenchendo em nossa agência o formulário de dano/extravio de bagagem, anexando ao processo fotocópia dos seguintes documentos:
    * RG e CPF.
    * Passagens
    * Etiqueta(s) da(s) Bagagem(s)
    A Empresa tem o prazo legal de até 30 dias para o ressarcimento do dano/extravio da bagagem.

  •  Embarque de Menores

    Todo adolescente MAIOR de 12 anos pode viajar sozinho ou em companhia do seus pais, desde que esteja portando o RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte Brasileiro.
    Toda criança MENOR de 12 anos que for viajar deverá portar o RG, Certidão de Nascimento ou Passaporte Brasileiro, além de estar acompanhada dos pais, ascendentes (avós, bisavós) ou colaterais até o 3º grau (irmão ou tio maiores de 18 anos), desde que comprovado documentalmente o parentesco.
    Toda criança MENOR de 12 anos que for viajar DESACOMPANHADA, só poderá fazê-lo com autorização do Juizado de Menores.
    A criança poderá viajar sem os pais e com autorização quando estiver acompanhada de pessoa maior, expressamente autorizada pelos pais ou responsáveis por meio de declaração registrada em cartório, constando dados completos da criança e de seus genitores, o motivo, o destino e a duração da viagem, o nome e endereço do acompanhante e dos eventuais responsáveis durante a permanência fora.
    Para crianças com idade de até 6 anos incompletos o transporte é gratuito, desde que ela não ocupe o assento. Entretanto, sugerimos que adquira o assento para sua maior comodidade.

  •  Transporte de Animais

    Somente é permitido desde que atenda as exigências da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres – Decreto 2.521, art.30, Item V e ARTESP/SP – Decreto 29.913, art. 31, item VII;
    Seguindo as condições abaixo:
    Cão ou gato:
    1 – Deverá estar acompanhado de atestado sanitário para o trânsito de cães e gatos, emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de origem do animal;
    2 – Se o animal tiver com idade superior a 90 dias, deverá estar acompanhado de comprovante de vacinação antirrábica, com data superior a 30 dias antecedentes ao embarque e inferior a um ano (conforme determinação da ANVISA).
    Animal doméstico:
    3 – Deverá estar acompanhado da GTA (Guia de Trânsito Animal), fornecida pelo Ministério da Agricultura e seus postos autorizados, e atestado de saúde e vacina em dia, fornecido pelo veterinário responsável.
    Animal silvestre:
    4 – Além da GTA (Guia de Trânsito Animal) e do atestado de saúde e vacina em dia, deverá estar acompanhado de autorização de transporte emitida pelo IBAMA.
    Imprescindível:
    a) O animal deverá estar acondicionado, durante toda a viagem, em gaiola ou maleta adequada e especialmente fabricada para transporte de animais;
    b) O animal não pode ser transportado de maneira que, eventualmente, cause desconforto ou transtorno aos outros usuários;

  •  Compra com Cartão de Crédito e Débito

    O seu bilhete de passagem poderá ser pago com cartão de crédito ou débito, através de uma de nossas agências ou pela internet.
    Consultem, em nossas agências, os trechos disponíveis para pagamento com cartão de crédito de forma parcelada.
    Não aceitamos cheques.